O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina sob gestão da FAHECE, promoveu, nos dias 4 e 5 de julho, no Hotel Majestic, em Florianópolis, o III Simpósio do CEPON — evento que reuniu mais de 500 profissionais da saúde em torno da atualização científica, da integração multiprofissional e do fortalecimento das redes de cuidado oncológico em Santa Catarina.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes de instituições estratégicas para a saúde pública catarinense. Subiram ao palco o Dr. Marcelo Zanchet, diretor-geral do CEPON e presidente do evento; Dr. Alvin Laemmel, presidente da Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE); Dr. Juliano Pereima de Oliveira Pinto, primeiro vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC); Enfermeira Maristela Maria Cardozo Biazon, diretora-geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão; Dr. Ernani Lange de S. Thiago, diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Medicina (ACM); e Dra. Yeni Nerón, coordenadora de Pesquisa do CEPON.
A programação teve início com a palestra de abertura da psicóloga e especialista em liderança e gestão Cláudia Conserva, que abordou o tema “Gestão de pessoas e liderança na oncologia: impactos no bem-estar da equipe e na qualidade do cuidado ao paciente”. A conferência inspirou os participantes a refletirem sobre a importância da gestão humanizada e estratégica no ambiente hospitalar.
Com mais de 30 palestrantes convidados de renome nacional, o simpósio abordou temas de alta complexidade em oncologia e hematologia, além de valorizar o papel da equipe multiprofissional no cuidado integral. O evento contou com o apoio de patrocinadores como AstraZeneca, MSD, Pfizer, Takeda, Johnson & Johnson, Sun Pharma, Daiichi Sankyo, Lilly, Mercomax Diagnósticos, Astellas, BD, Bristol Myers Squibb, Blanver, Merck e Jomhédica.
O III Simpósio do CEPON reforça o compromisso com a ciência, a inovação e o cuidado humanizado, contribuindo para o avanço contínuo da oncologia no estado.