3212 1300


Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fahece.org.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Privacidade. Se você concorda, clique em CIENTE.

FAHECE recebe homenagem pelos 30 anos na Assembleia Legislativa

Os 30 anos de história da FAHECE foram homenageados pelo Parlamento catarinense na manhã desta quinta-feira, 14, com a entrega de uma moção de reconhecimento proposta pelo deputado Mário Motta (PSD), que justificou a sua iniciativa ao destacar a importância da entidade para a vida dos catarinenses.


“É mais do que justa essa homenagem. A Fahece é referência nacional, em especial, em oncologia e hematologia. Essa entidade é respeitada por sua lisura, decência e dignidade com que trabalha com o dinheiro público. É um grande farol e um exemplo para Santa Catarina e para o Brasil. Parabéns a todos que fazem a fundação ser o orgulho do nosso Estado”.


Patrimônio
Durante a suspensão da sessão ordinária, depois da Ordem do Dia, o ex-presidente e membro do Núcleo Estratégico da FAHECE, Michel Scaff, fez uma breve manifestação, a respeito das três décadas de trabalho e de dedicação da entidade, que segundo ele, é um patrimônio dos catarinenses.


“A FAHECE leva esperança ao cidadão. Em especial àquele que procura o SUS. Somos padrão de excelência comparado a qualquer hospital privado do país. O SUS é patrimônio da Nação. Aos nossos colaboradores do CEPON, HEMOSC e SAMU, o nosso agradecimento. Temos muito orgulho de todos vocês”, afirmou, agradecendo a todos os atores políticos pelo reconhecimento.


Ele destacou ainda os princípios que originaram a Fundação: “Uma fundação nascida da ideia visionária de unir o estado catarinense e a sociedade civil em prol de um ideal de excelência com a missão de fortalecer a esperança de todos aqueles que buscam um tratamento de saúde, seja por meio do CEPON, do HEMOSC, do SAMU ou do Laboratório de Anatomopatologia”, afirmou.


“É muito importante lembrar que a Fundação nasceu de uma decisão do Estado e da sociedade. Nascemos como um modelo visionário de combater o câncer”, recordou Scaff.

Scaff apresentou números alarmantes da doença em Santa Catarina. O Cepon tem hoje 60 mil pessoas cadastradas. Realizamos em 2023, 22 mil sessões de radioterapia e 34 mil de quimioterapias. Todos atendidos pelo SUS”, apontou.


O HEMOSC, disse, é o único do país com três certificações nacionais. "Zela e prepara sangue para eventualidades de todos os mais de 7 milhões catarinenses”, afirmou.


Ele destacou que o SAMU, agora administrado pela Fahece, renasceu. “Tem hoje 28 bases no Estado, realizando 37 mil atendimentos de risco de morte em 2023. Devido a esse modelo de gestão, o Samu catarinense é o único do país acreditado e com certificado”, finalizou.


Manifestações
Durante a homenagem, os deputados presentes na sessão ordinária se manifestaram em apoio à iniciativa liderada pelo deputado Mário Motta, destacando, ainda, o trabalho exemplar realizado pela entidade em prol da saúde e da vida dos catarinenses.