Com investimentos de R$ 3,7 milhões, o governador Jorginho Mello realizou entregas para modernizar e agilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina. A FAHECE recebeu aparelhos de ultrassom e ventiladores pulmonares para as Unidades de Suporte Avançado (USA). A cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira, 20, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis.
“Nós temos um compromisso com a saúde do catarinense. E o SAMU realiza um trabalho fantástico no atendimento de urgência, então nada mais justo do que prestigiar esse serviço dando condições para que os profissionais entreguem o melhor para a população. Nesse tipo de atendimento é preciso correr contra o tempo, por isso é tão importante ter as motolâncias e os aparelhos para exame ainda no local da ocorrência. O SAMU merece e Santa Catarina mais ainda”, resumiu o governador Jorginho Mello.
“O governador Jorginho Mello, desde 2023, deu orientação pra que a gente retomasse o Samu em Santa Catarina da maneira como ele merece, com mais estrutura, com mais tecnologia, e hoje são várias entregas. É um investimento de verdade, trazendo tecnologia, melhorando o tempo de resposta e colocando o SAMU no lugar onde ele merece, que é lá na frente, com a capacidade para que os profissionais que são de primeira linha possam desempenhar melhor as suas ações e para que a população possa ser salva quando necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Ambulâncias mais equipadas
Para as ambulâncias de Suporte Avançado foram entregues 33 aparelhos de ultrassom e 25 ventiladores pulmonares no valor de R$ 2,2 milhões. Os equipamentos modernos vão facilitar os procedimentos, agilizar o atendimento e aprimorar os resultados para os pacientes que são atendidos pelo SAMU.
O presidente da FAHECE, Dr Alvin Laemmel, recebeu os equipamentos do governador Jorginho Mello e destacou o trabalho de investimento em inovação que tem sido feito no SAMU desde que a entidade assumiu a gestão. "A pedido do Governo do Estado, nosso time tem visitado todas as bases em Santa Catarina para avaliar as condições de infraestrutura, as condições das viaturas, os equipamentos. Esse olhar sério e compartilhado com a Secretaria de Estado da Saúde tem permitido muitos investimentos em tecnologia", destacou.
A diretora do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira, também acompanhou o ato e destacou que os equipamentos garantem melhores condições para as equipes atuarem no atendimento aos pacientes. "Estamos sempre atentos à qualificação e treinamento dos nossos profissionais. A tecnologia vem ajudar ainda mais nossas equipes a focar no que verdadeiramente importa, que é salvar vidas", afirmou.