3212 1300


Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fahece.org.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Privacidade. Se você concorda, clique em CIENTE.

FAHECE amplia atuação com gestão e operação da Central de Regulação de Urgência

 
 

A FAHECE se mostrou mais uma vez parceira do Estado de Santa Catarina assumindo um novo compromisso: a gestão e operação da Central de Regulação de Urgências (CRU) do SAMU 192 com médicos reguladores.


Desde janeiro de 2022, a FAHECE está à frente da gestão das Unidades de Suporte Avançado no Estado e da gestão compartilhada da CRU, com os profissionais Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) e Rádio Operador (RO). Em 2024, passou também a gerir o serviço de Inter-hospitalar e SAMU Aeromédico.


Agora, por meio de termo aditivo ao Contrato de Gestão nº 01/2024, firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciará de forma progressiva a gestão das oitos Centrais de Regulação de Urgências com os médicos reguladores. A implantação terá início neste domingo, dia 21, nas CRUs de Lages e Balneário Camboriú.


A partir de janeiro de 2026, a Fundação ampliará essa gestão para as Centrais de Regulação de Urgência de Criciúma, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó, estendendo-se ao longo do ano também a Joaçaba.


“Desde que a FAHECE assumiu a gestão das unidades de suporte avançado do SAMU junto à Secretaria da Saúde, houve avanços significativos que são percebidos pela sociedade e pelos próprios colaboradores. Essa ampliação é mais um gesto de confiança do Governo do Estado nos resultados do nosso trabalho”, afirma o presidente da FAHECE, Valter Brasil Konell.


Para a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira, o novo compromisso é reflexo do trabalho de qualidade entregue nos últimos quatro anos. “Desde que assumimos o serviço, temos promovido melhorias contínuas com investimentos nas bases operacionais, na adoção de novas tecnologias, na renovação do parque tecnológico e frotas e na qualificação de nossas equipes, com o objetivo de oferecer um atendimento de excelência a todos que ligam para o 192. É com grande satisfação que assumimos mais esse desafio”, afirma.


O diretor técnico do SAMU/FAHECE, Bruno Quercia Barros, reforça ainda que a gestão irá trabalhar na melhoria do ato de regulação médica das urgências, por meio de um processo de educação continuada.