Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado reforça o poder transformador do trabalho voluntário no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade do Governo do Estado. A data marca o início da reforma e modernização dos 40 leitos de enfermarias do hospital. A obra será financiada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a doação de R$ 325 mil pela Associação de Voluntários do Cepon (AVOC).
A FAHECE, organização social que faz a gestão do Cepon, tem sua base no trabalho voluntário, com os principais cargos da entidade — Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva — ocupados por representantes da sociedade civil que não recebem remuneração. “Somos cidadãos que atuam como olhos da sociedade, zelando pelo uso responsável dos recursos públicos em favor da saúde dos catarinenses. Por isso, valorizamos profundamente a dedicação dos grupos que apoiam nossas unidades. A atuação voluntária possui um valor único, que vai muito além do que pode ser mensurado”, afirma o Dr. Alvin Laemmel, presidente da Fahece que exerce sua função de forma voluntária.
Para o diretor-geral do Cepon, Dr. Marcelo Zanchet, o trabalho voluntário está diretamente ligado à humanização do tratamento oncológico.“O trabalho voluntário da AVOC é fundamental para ampliar ainda mais o acolhimento aos nossos pacientes. Somos muito gratos por essa parceria. Eles oferecem apoio emocional, companhia e cuidados que complementam o tratamento médico, ajudando a criar um ambiente acolhedor e solidário”, destacou o Dr. Zanchet.
No início de agosto, a AVOC completou 11 anos de fundação, dedicados à humanização do atendimento hospitalar. O presidente da associação, Mário Luís Honorato, reforça que a missão é promover o bem-estar dos pacientes e colaboradores por meio de ações assistenciais. “Nossa instituição conta com 80 voluntários engajados, que se dedicam ao bem-estar dos pacientes do Cepon. Estamos sempre presentes nos diferentes setores do hospital, suprindo necessidades e levando palavras de conforto e carinho”, afirmou.
Atuação da AVOC
Nos últimos anos, a AVOC realizou doações significativas, como: ultrassom portátil, cadeiras de rodas, respiradores, broncoscópios, cistoscópios, microscópio para multiobservadores, dermatoscópio, camas hospitalares, macas, monitores e acessórios para a UTI, poltronas para acompanhantes, poltronas especiais para o Ambulatório de Intercorrências Oncológicas (AIO) e para a quimioterapia, além de computadores para agilizar o atendimento. Também contribuiu com melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos para áreas externas do hospital.
Toda a arrecadação é revertida em benefício do Cepon. A associação mantém ainda uma sala de apoio aos pacientes, onde são oferecidos gratuitamente toucas, lenços e perucas para qualquer paciente oncológico de Santa Catarina, além de manter um bazar beneficente que auxilia no custeio das ações.
Outros grupos de voluntários
A ONG Patas do Bem atua no Cepon promovendo o serviço assistido por animais, contribuindo para o bem-estar biopsicossocial e para a qualidade do atendimento aos pacientes.“A missão do Patas do Bem é levar conforto, melhorar a qualidade de vida e proporcionar bem-estar aos pacientes, familiares e funcionários do Cepon, tendo como instrumento a sensibilidade e o amor incondicional dos animais. Indiretamente, também incentivamos o altruísmo, pois os voluntários dedicam um pouco do seu tempo ao próximo sem esperar nada em troca. E o que percebemos é que acabamos recebendo muito mais do que oferecemos”, relatam as voluntárias Cintya Mortari, Fabíola Provensi e Ana Jofre.
O Cepon conta ainda com a Capelania Hospitalar, formada por pessoas unidas pelo ideal de amar e servir ao próximo, oferecendo assistência espiritual, hospitalar, ambulatorial e domiciliar. O Instituto Gama também é parceiro, atuando na melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer, por meio da oferta de sutiãs especiais, próteses e micropigmentação de aréola.
Interessados em saber mais sobre como doar ou colaborar com o trabalho voluntário podem acessar: www.cepon.org.br/doe-aqui